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Paulo Celso de Bruin.

SETORES DE ATUAÇÃO

  • Larga experiência em atividades associativas, destacando-se as seguintes:
    • grupos de trabalho;
    • publicações;
    • visitas técnicas;
    • reuniões e assembléias;
    • programas de treinamento;
    • " projetos de capacitação de mão-de-obra;
    • missões ao exterior;
    • eventos sociais;
    • encontros de oportunidades & negócios;
    • marketing institucional;
    • estatísticas e pesquisas de mercado;
    • administrativo & financeiro;
    • planejamento estratégico;
    • representações política e institucional;
    • workshops setoriais;
    • captação de patrocínios e subvenções.

  • Especialista em planejamento, promoção e organização de Feiras, Exposições, Congressos, Seminários, Convenções e Iniciativas Similares;

  • Instrutor de Cursos em áreas específicas do setor de eventos (Técnicas Básicas de Planejamento e Organização de Eventos, Prospecção de Negócios no Setor de Eventos, Formação Básica de Recepcionistas para Eventos e Otimização de Resultados em Feiras e Exposições);

  • Amplo conhecimento de assuntos ligados aos vários segmentos da área de eventos, tais como:
    • planejamentos operacionais, administrativos, estratégicos e financeiros;
    • projetos especiais para subvenções, patrocínios, permutas e acordos de parceria;
    • relações institucionais com a iniciativa privada, entidades e órgãos públicos;
    • contratos de prestação de serviços em geral;
    • estudos mercadológicos.

PERFIL PROFISSIONAL

  • Comunicativo, espírito de liderança e autodidata;
  • Carreira sempre ascendente, exercendo cargos de diretor ou gerente;
  • Coordenador de cerca de 600 eventos, sendo que, em alguns casos, foi o idealizador das iniciativas;
  • Facilidade na preparação de textos e projetos;
  • Dinâmico e empreendedor;
  • Responsável por dezenas de programas de marketing, estruturação administrativa e promoções afins;
  • Bons relacionamentos com entidades e órgãos governamentais.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • ISA - The Instrumentation, Systems, and Automation Society / District 4 (South America)
    • Entidade técnica com atuação nos setores de automação, sistemas e instrumentação, desenvolvendo, entre outros, programas de treinamento e reciclagem profissional, promoção & organização de eventos, edição de revista mensal, venda de publicações e áreas administrativa & financeira.

    • Atividades básicas - na qualidade de Diretor Executivo para América do Sul, desenvolveu, desde outubro de 2000, os setores relacionados com a administração e o gerenciamento da Sociedade, fazendo parte de sua rotina diária a supervisão e o acompanhamento das seguintes áreas: administrativo e financeiro; relações institucionais; grupos de trabalho; pesquisas e estatísticas; publicação do newsletter; representação política; eventos em geral; planejamento operacional; ações de promoção & marketing da entidade e dos associados; reuniões e assembléias; missões ao exterior. Coordenador geral do ISA Show South America (Feira Sul-Americana e Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação). Em 2004, o evento contou com a participação de 130 expositores e 15.000 visitantes. Exerceu a mesma função em Programas de Treinamento & Reciclagem Profissional da entidade, tendo desenvolvido em 2004 cerca de 40 Cursos da Sociedade.

  • Inforpress Comunicação Social e Editora
    • Empresa responsável pelos trabalhos de assessoria de imprensa e publicação da revista da ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) Nacional, atuando, ainda, na promoção & organização de eventos.

    • Atividades básicas - Serviços de consultoria no projeto de reestruturação da revista, onde, aliás, teria uma coluna especial, além da coordenação (conteúdo temático, apostila e aulas) dos Seminários e Workshops que não farão parte do programa/2.000 da ABEOC Nacional, visto que o Diretor da empresa é presidente da regional de São Paulo da entidade.

  • Cipa Publicações, Produtos e Serviços
    • Uma das dez maiores promotoras de Feiras do País, com especialização em eventos na área da segurança do trabalho, publicando as principais revistas do setor. Tem, ainda, um departamento voltado para a comercialização de produtos desse segmento de mercado.

    • Atividades básicas - Coordenador de desenvolvimento de novos negócios, tendo sido responsável, entre outros, pelos projetos da TRAFFIC (Feira Internacional de Tecnologia Viária e Equipamentos para Rodovias), FICOPAM (Feira Internacional do Controle da Poluição Ambiental) e MIDIATEC SOUTH AMERICA (Feira de Editoras Técnicas, Dirigidas e Especializadas da América do Sul). Participou, também, dos estudos preliminares da LISA (Licensing International South America), FIBE (Feira Internacional de Beleza & Estética) e PROMOSHOW (Feira de Produtos & Serviços para Shows Artísticos e Culturais). Na TRAFFIC/99, em particular, idealizou os eventos paralelos da Feira: ENSETRANS (Encontro de Secretários Estaduais e Municipais de Transportes), SEGTRAN (Congresso Nacional de Segurança no Trânsito) e Workshop sobre Municipalização do Trânsito. Em sua rotina diária, prestava total assessoria ao Diretor Executivo da empresa em reuniões, visitas de negócios e textos & correspondências.

  • Pacin Eventos
    • Empresa organizadora de Congressos e Seminários ligada ao Grupo Cipa (tópico anterior).

    • Atividade básica - Em função de sua transferência para a coordenadoria de novos negócios, participou, apenas, dos preparativos do Fórum Nacional de Debates sobre Segurança Pública, numa parceria com a Associação dos Delegados de Polícia do Estado

  • Associação Brasileira de Empresas de Eventos/Nacional
    • Sociedade civil, sem fins lucrativos, apolítica, criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento desse segmento de mercado, incluindo-se as empresas especializadas e os fornecedores da área.

    • Atividades básicas - Ao longo do período de junho a dezembro de 1.999, coordenou as quatro edições do Seminário sobre Planejamento & Organização de Eventos, tendo sido responsável pelo conteúdo temático, pela apostila e pelas aulas. No total, foram cerca de 350 empresários, técnicos e acadêmicos que freqüentaram esses programas de treinamento e reciclagem profissional dos seguintes Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (Interior). Há que se enfatizar o fato de que as iniciativas ocorreram na capital paulista. O 4º. Seminário (16 e 17/12) contou com 72 inscritos e obteve um índice de aceitação na faixa de 90%. Perto de 20 pessoas ficaram impossibilitadas de efetivar as suas adesões, por causa da limitação da capacidade do auditório. Dada a abrangência das palestras e dos "cases" apresentados, os eventos reuniram um público bastante heterogêneo, com a presença de representantes de promotoras e/ou organizadoras, centros de convenções, hotéis, empresas de comunicação social, cias. aéreas, entidades, instituições de ensino, indústrias, estabelecimentos comerciais, agências de turismo, prefeituras e secretarias estaduais. O programa sucinto do Seminário foi ministrado - na forma de Workshop - para Secretárias de empresas especializadas do setor, em que algo em torno de 50 profissionais estiveram prestigiando essa iniciativa. Na qualidade de convidado especial, participou do Seminário paralelo à Feira de Turismo & Eventos promovida em Cuiabá pelo Sebrae/Mato Grosso, sendo o responsável, novamente, pelo conteúdo temático, pela apostila e pelas aulas. Neste caso, compareceram cerca de 90 pessoas. Na gestão anterior da entidade, apresentou o projeto preliminar da criação do IBRACEV (Instituto Brasileiro de Capacitação em Eventos), idéia que, até o momento, não foi colocada em prática pela Associação. Trata-se de instituição voltada, única e exclusivamente, para a formação de mão-de-obra especializada em todos os níveis (coordenadores, recepcionistas, seguranças, etc.) para o setor. Da mesma forma, elaborou o programa de otimização de atividades, fazendo constar, entre outras inovações, os seguintes serviços: hot line, book review, bench mark, biblioteca, videoteca. No que diz respeito à continuidade de seus serviços, torna-se importante destacar que já foi contatado por membros da nova Diretoria, visto que - além do Seminário sobre Planejamento & Organização de Eventos - tem vários projetos de treinamento e reciclagem profissional concluídos, destacando-se aquele que contempla a municipalização desse segmento de mercado.

  • Agência Brasil de Segurança
    • Sociedade civil, sem fins lucrativos, apolítica, constituída para fomentar o desenvolvimento do setor da segurança do trabalho.

    • Atividades básicas - Exerceu o cargo de Secretário Executivo sob o regime de consultoria. Entre outras atividades, dinamizou os procedimentos relativos ao tópico "organização & métodos" da instituição, otimizando resultados e minimizando custos. O seu principal trabalho na Agência foi à organização do jantar de cerimônia de entrega do Prêmio "ABS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO" (03/12/1.999). Há que se enfatizar, também, o fato de que foi o responsável pelo projeto da ECOTOUR BRAZIL/2.001, resultado de seu plano de verticalização de atividades, já que, até então, o escopo de abrangência estava voltado, único e exclusivamente, para o segmento da segurança do trabalho, ao tempo em que a denominação da Agência permitia explorar outros assuntos ligados ao setor. Dentro dessa linha, deu início aos preparativos da criação do Comitê de Segurança Pública e do Congresso Nacional de Segurança, sendo que, neste último caso, será o primeiro multidisciplinar da área.

  • Companhia Brasileira de Serviços
    • Empresa especializada na terceirização nos segmentos de promoção, marketing e eventos, atuando, ainda, na criação de Feiras, Exposições, Seminários e Workshops inéditos.

    • Atividades básicas - Na qualidade de Diretor Executivo, desenvolveu praticamente todos os projetos da empresa, adotando uma sistemática de trabalho baseada na captação de negócios a partir de pesquisas que apontavam nichos de mercado que não tinham os seus próprios eventos. Comprovadas as reais necessidades e expectativas dos fornecedores, fabricantes e prestadores de serviços daquela área, mantinha os contatos preliminares com entidades, instituições e órgãos públicos do setor, visando estruturar a base de sustentação política e o suporte logístico da iniciativa. Nesse sentido, efetivou, por exemplo, o Seminário sobre o Novo Código de Trânsito Brasileiro, realizado antes mesmo da legislação entrar em vigor, tendo - como atividade paralela - um show-room de equipamentos e produtos. Estruturou, ainda, vários Workshops isolados, que trataram de temas específicos do CTB, tais como: Aspectos Jurídicos & Legais, Inspeção de Segurança Veicular, Municipalização do Trânsito, a Lei nº 9.503 e as Relações de Trabalho. Criou também a FIR (Feira Internacional da Reprografia), o PREPRESS (Salão Internacional da Pré-Impressão), a QUICK PRINT (Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gráficas Rápidas), a FEA (Feira de Engenharia Automotiva), entre outros eventos. No contexto da terceirização, um dos mais importantes serviços foi à estruturação da presença da Cia. T. Janér como expositora da feira da Mecânica (São Paulo - SP). Merece destaque, também, o Seminário que estruturou em parceria com a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), tratando de assuntos relacionados com as parcerias "governo & iniciativa privada" com combate à criminalidade.

  • Sociedade Brasileira de Automação Industrial
    • Sociedade civil, sem fins lucrativos, apolítica, criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico de seus setores de abrangência.

    • Atividades básicas - Com a transferência do escritório da entidade para São Paulo, uma vez que a SOBRACON tinha a sede instalada na Universidade Federal de Santa Catarina, gerenciou, administrou e coordenou todas as iniciativas da Sociedade. Faziam parte de sua rotina diária a supervisão e o acompanhamento dos seguintes setores: administrativo e financeiro; relações institucionais; grupos de trabalho; pesquisas e estatísticas; publicação do boletim informativo; representação política; visitas técnicas; eventos em geral; planejamento operacional; ações de promoção & marketing da entidade e dos associados; reuniões e assembléias; missões ao exterior. Foi na SOBRACON que enriqueceu, sobremaneira, o seu currículo na área de promoção & organização de Congressos, Seminários, Workshops, Cursos, Exposições e Feiras. Dentre os mais importantes projetos que desenvolveu na Sociedade, destacam-se:
      • Salão Internacional de Computação Gráfica (SICOMGRAF), implantado para substituir a EXPOCAD/CAM;
      • Sistema de comunicação de dados e informações via Internet (BBS);
      • Reestruturação administrativa através de um plano de cargos & salários;
      • Registro de marcas de eventos futuros, tais como: FIAI (Feira Internacional de Automação Industrial), FIIMERCO (Feira de Informática Industrial do Mercosul) e EXPOCIM (Exposição da Manufatura Integrada por Computador);
      • Incrementação de publicações como os Guias Brasileiros de Computação Gráfica e Automação Industrial;
      • Controles administrativos & financeiros, agilizando essas tarefas por meio de previsões orçamentárias, balancetes, fluxo diário de caixa, plano de contas, etc.;
      • Reformulação da comunicação visual da entidade, incluindo-se uma nova logomarca e os respectivos impressos;
      • Coordenação das pesquisas dos mercados da Computação Gráfica e da Automação Industrial.

  • Guazzelli Associados Feiras e Promoções
    • Promotora & organizadora de Feiras de médios e grandes portes.

    • Atividades básicas - Foi contratado para estruturar o Departamento de Congressos. Tendo como prioridade a criação de iniciativas paralelas às Feiras já implantadas pela empresa, coordenou, entre outros, os seguintes eventos: Seminário Nacional de Rodovias; Encontro Nacional da Construção; reunião Anual dos Dirigentes de Órgãos Rodoviários; Seminário Nacional sobre Transporte Rodoviário de Cargas; Seminário sobre a Integração dos Meios de Transportes no Brasil. A empresa passou a prestar serviços para terceiros e, assim, na qualidade de Gerente da área, promoveu um projeto de promoção & marketing. O Departamento de Congressos acabou por se transformar em uma nova empresa, passando a realizar eventos em outras localidades fora do Estado de São Paulo.

  • Oliveira Filho Feiras e Empreendimentos
    • Promotora & organizadora de eventos e montadora de estandes em Feiras e Exposições.

    • Atividades básicas - Tendo como principal função à de assessorar o Diretor Geral, desenvolveu poucos projetos em função de seu pequeno período de permanência na empresa. Dentre as iniciativas coordenadas, destaca-se o Congresso Brasileiro de Municípios, que reuniu na cidade de Curitiba (PR), perto de 2.000 prefeitos, vereadores, deputados e senadores. A sessão solene de abertura contou com a presença do então Presidente da República, Gal. João B. O. Figueiredo.

  • Bloko Consultores Associados em Congressos
    • Promotora & organizadora de eventos em geral (técnicos, científicos, promocionais, etc.).

    • Atividades básicas - Na qualidade de assistente da Diretoria, as suas funções eram a de acompanhar o andamento de projetos, comercializar estandes e patrocínios, participar de reuniões e viagens de negócios, elaborar minutas de previsões orçamentárias; cronogramas de atividades; planejamentos estratégicos e planilhas financeiras. Depois disso, passou a coordenar os eventos de pequeno porte da empresa.

  • Sergel Congressos e Empreendimentos
    • Organizadora de eventos para terceiros (entidades, indústrias, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, etc.).

    • Atividades básicas - Foi onde iniciou o seu processo de aprendizado na área. Estagiou na matriz da empresa em Porto Alegre (RS) e foi indicado para assumir o cargo de Gerente da filial do Rio de Janeiro, tendo as funções de coordenar, gerenciar e supervisionar as iniciativas naquela cidade. Organizou um dos eventos mais polêmicos da história do Brasil, o V Congresso Nacional dos Trabalhadores na Indústria, no qual surgiram, inclusive, políticos e líderes sindicais que hoje fazem parte da vida do País.

  • Empresas & Entidades Afins
    • Ministério do Trabalho - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
    • Serviço Social da Indústria - Depto. Regional do Estado de São Paulo
    • Banco Real S.A

CURSOS MINISTRADOS POR PAULO BRUIN

  • Gestão de Eventos: Aspectos Práticos
  • Prospecção de Negócios & Clientes no Mercado de Eventos
  • Captação de Recursos Financeiros para Eventos
  • Formação Profissional de Recepcionistas para Eventos
  • Otimização de Resultados para Expositores em Feiras de Negócios