:: Artigos de Interesse >

 

DEFINIÇÃO BÁSICA DE EVENTO E BREVE HISTÓRICO DE FEIRAS E CONGRESSOS

Evento

A origem da palavra é do do latim "eventu", onde dentre os conceitos apresentados podemos adotar a expressão "acontecimento". Acontecer, por sua vez, vem do latim "contigescere", ou seja, ser ou constituir fato de importância na vida social ou em outros âmbitos. Assim, levando-se em conta a correlação existentes entre "eventos & acontecimento", definimos de EVENTO como iniciativa que tenha o objetivo de reunir pessoas para finalidade diversas, tais como: comemorações, festividades, intercâmbio de conhecimentos & experiências, troca de informações, etc.

Portanto, dada a abrangência do termo, evento pode ser uma simples reunião de negócios ou, até mesmo, um amplo congresso técnico & científico.

Feira

Do latim "feria", ou seja, lugar público onde se expõe e vendem mercadorias (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa). Definida, ainda como dia de festa (Enciclopédia Larousse Cultural). As primeiras informações acerca da realização de Feiras dão conta de que os fenícios, povo de língua semítica descendente dos cananeus e que já haviam inventado o alfabeto, eram muito conhecidos no Ocidente, onde estabeleceram diversos postos de comércio.

Seu verdadeiro progresso correspondeu, contudo, à renovação comercial da Europa Medieval, onde eram o órgão essencial da vida econômica internacional.

Congresso

Do latim "congressu". Reunião. Encontro de diplomatas para tratar de problemas internacionais; Conferência. O corpo ou poder legislativo de uma Nação; Assembléia; Pariamento. No Brasil, o congresso é constituído pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Assembléia de delegados para discutirem assuntos de importância; Conferência (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa).

Acredita-se que os congressos tiveram origem na Igreja, objetivando unificar e difundir a linguagem doutrinária da religião, assegurando, entre outros, a continuidade do poder que detinha principalmente na Idade Média.

CURSOS MINISTRADOS POR PAULO BRUIN

  • Gestão de Eventos: Aspectos Práticos
  • Prospecção de Negócios & Clientes no Mercado de Eventos
  • Captação de Recursos Financeiros para Eventos
  • Formação Profissional de Recepcionistas para Eventos
  • Otimização de Resultados para Expositores em Feiras de Negócios